top of page

FABRICAÇÃO DIGITAL

PESQUISAS

2019-atual | Utilização de Fabricação Aditiva por fusão de filamento para pequenas e médias tiragens de mobiliário – estudo de viabilidade econômica.

Na última década, as impressoras 3D por fusão de filamento ganharam presença nos laboratórios de fabricação e se tornaram ferramentais nos processos disponíveis para o desenvolvimento de protótipos rápidos a partir de arquivos digitais. No entanto ainda são raramente utilizadas para a produção de maiores tiragens de produtos. Pretende-se analisar as variáveis que interferem na produção, com o objetivo de se construir um agrupamento de impressoras de forma a permitir a produção de partes em maiores quantidades.

O presente projeto de pesquisa pretende estudar soluções de fabricação aditiva por fusão de filamento para pequenas e médias tiragens (de dezenas a centenas de unidades) para produtos na escala de mobiliário operando nas variáveis que afetam o custo com o objetivo de torna-las em um método competitivo de fabricação.

2017-2018 | Fabricando o futuro: estudo comparativo entre processos de fabricação digital FDM (fused deposition modeling) e LDM (liquid deposition modeling). (Fomento: Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas)

O projeto propõe uma investigação comparativa dos fundamentos, potenciais a limitações de dois modos de tecnologia de prototipagem rápida que utilizam processos aditivos na confecção de modelos físicos de escala reduzida: (1) o tradicional FDL (fused deposition modeling), prototipagem por deposição de material fundido, utilizando o tipo de filamento plástico PLA, e uma das tecnologias mais recentes, (2) o LDP (liquid deposition modeling), prototipagem por deposição de material líquido/pastoso, utilizando argila como insumo. Parte-se da hipótese que o segundo processo pode ser transposto para uma condição de fabricação digital, de modo a ter implicações na produção de objetos e espaços em maiores escalas, com potencial incrível na produção de moradias de baixo custo. Ao mesmo tempo, o uso do PLA, enquanto material biodegradável, compostável e reciclável, oferece potencialidades de se repensar a utilização apenas em protótipos e constituir-se como uma tecnologia de fabricação de componentes construtivos ecológicos. A fabricação digital é a principal fronteira contemporânea para a arquitetura e pode oferecer transformações nos processos de projeto e de construção, conformando novas perspectivas para o futuro da produção do espaço, particularmente no contexto brasileiro. 

2017-2018 | DA PROTOTIPAGEM AO DIY (​DO IT YOURSELF): Criação de mobiliário de baixo custo a partir de modelagem e fabricação digitais. (Iniciação Científica | Fomento: PROBIC PUC Minas e FAPEMIG)

2017-2018 | FABRICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO DE PROJETO: Sistematização de Metodologias. (Iniciação Científica | Fomento: PROBIC PUC Minas e FAPEMIG)

Fabricação Digital: Pesquisa

©2018 by Design e Fabricação Digital. Proudly created with Wix.com

bottom of page